Subscribe Twitter Facebook

sexta-feira, abril 09, 2010

Burocracia!


Agora até me animei pra fazer o "trabalho sujo" com um sorriso no rosto... =D
Se bem que quem está fazendo esse trabalho sujo é o meu pai, afinal eu ainda estou na condição de "deficiente física momentanea" e não posso dirigir e nem bater perna por ai pra resolver as coisas que os brasileiros aprenderam a complicar com os portugueses: documentos!

Outro motivo pelo qual fiz esse blog é para alguém que, louca(o) feito eu, decida fazer a mesma coisa (estudar/morar fora), não sabe por onde começar e quer ter uma luz... até porque acho que nem eu sei o que estou fazendo direito, sei que vou fazer algo errado e vou perder tempo e/ou dindin com algumas coisas... mas é vivendo e aprendendo nao é... =]

Todo e qualquer documento que eu preciso pra tirar meu visto de permanência (reagrupamento familiar ou estudante, ainda não sei) e me matricular lá na universidade tem que estar com firma reconhecida aqui (ok, claro) e depois ir pra hellcife e reconhece-los no consulado portugues (ok também, convenhamos que de falsificações o Brasil tah cheio). Tudo bem até então, preciso dos meus documentos: certidão de nascimento, certidão negativa e os diplomas devidamente autenticados e reconhecidos (fora os documentos do meu irmão).

Agora vem os pormenores... a bendita universidade pede que, para reconhecer uma graduação estrangeira o aluno apresente: o diploma, o certificado ou histórico (com as disciplinas discriminadas) e o conteúdo programático de CADA DISCIPLINA DO CURSO! Genteeeee... o diploma da graduação e do mba, tem umas 4 assinaturas cada, até ai ainda tah ok... masss... umas 6 disciplinas por semestre, 8 semestres na federal, mais umas 18 disciplinas na pós... pronto, #fali! Mas eu vou juntar tudo, fazer um caderninho com o conteúdo de cada curso e pedir para validarem no final ou algo do tipo, porque senão não dá pra ser feliz, vai simbora o dindin do mestrado só com autenticações!

E o meu querido curso também não colabora! Não seria muito mais organizado se cada departamento na universidade já tivesse o conteúdo de cada disciplina que disponibiliza pros seus alunos não era? Mesmo que a disciplina fosse de outro departamento, afinal o aluno é do curso de administração (por exemplo) e deveria resolver tudo referente ao seu curso no seu departamento, não é? Não, não é mesmo, ao menos não na UFPB! Acredita que eu (leia painho) vai ter que ir de departamento em departamento na federal atrás de cada conteúdo programático de cada disciplina que eu paguei!

Enfim... acho que até terça tenho tudo e, com tudo em mãos, sigo pra Recife... lá vou ver a parte 2 da burocracia... se é melhor dar entrada no visto de estudante ou de permanência por reagrupamento familiar, se é melhor dar entrada daqui mesmo ou é melhor meu irmão dar entrada já lá em Lisboa... ai depois é só alegria, comprar a passagem e parar de gastar dindin... =D

0 Devaneios compartilhados:

 
Powered by Blogger