Subscribe Twitter Facebook

quarta-feira, maio 05, 2010

Consulado - Parte 1


Um dos motivos para este blog 'nascer' foi para ajudar os malucos feito eu que decidiram estudar fora (hello Lisboa) e querem saber por onde começar... antes de tudo tenha em mente uma palavra: b-u-r-o-c-r-a-c-i-a!

Ai ai, vamos lá...
semana passada fui no Consulado Português em Recife para já ir autenticando alguns documentos e tirar algumas dúvidas, que foram respondidas com muita simpatia pela moça que me atendeu e eu não lembro o nome:

- Posso dar entrada como Reagrupamento Familiar pelo fato do meu irmão já possuir o visto de residência? Não, pois eu já sou maior de idade (ok, lá se foram as minhas esperanças de arrumar um trabalho full-time pra ajudar neam...)

- Posso tirar o visto de estudante já em Lisboa, pois vou demorar para receber a carta de aceite da universidade e tenho receio do visto não ficar pronto a tempo? Ela disse que não, eu tenho que dar entrada aqui no Brasil e esperar sair o visto de estudante para poder viajar... massss o SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (que trata da imigração e dos vistos em Portugal) me diz o contrário, que eu posso dar entrada estando já em Portugal, desde que munida de todos os documentos necessários devidamente autenticados pelo consulado portugues aqui no Brasil.

Outro detalhe importantes que ela falou... o consulado em Recife não está mais emitindo os vistos, ele envia a documentação para Salvador que, por sua vez, envia de volta para Recife... e quanto tempo isso leva? Ela disse que demora em MÉDIA 6 MESES!!! Mas que esse tempo pode ser reduzido se eu der entrada diretamente em Salvador, pois eles dão preferência aos vistos que deram entrada lá e deixam pra depois os que vem de outros estados!

Eis que me desespero... só iria receber a carta de aceite depois da entrevista, que é feita obviamente depois do fim das inscrições, que termina em j-u-l-h-o, pula agosto e as aulas começam em setembro... 6 meses pra ter o visto em setembro, oi? aí #f*deu!

Problemas expostos, o que fazer?
Assim que cheguei do consulado mandei e-mail para as 2 universidades que vou tentar o mestrado (ISCTE e ISEG) contando o drama da minha vida e pedindo uma luz no fim do túnel para não ter que ir para Lisboa só para fazer a seleção... e as minhas preces foram atendidas. O ISEG informou que aqueles que fizeram a inscrição até o dia 10 de maio (#ufaeufiz) tem preferência nas vagas e até o dia 17/05 é liberada uma pré-seleção e pode emitir a carta de aceitação em seguida, já o ISCTE disse que eu poderia fazer a seleção online (grrr, no ano passado eles disseram que não podia) ao final do período de inscrições em julho.

Ufa, primeiro (e mais caro) problema resolvido. Agora, com as cartas em mãos: eu dou entrada no consulado aqui no Brasil e corro o risco de não receber o visto tempo ou vou logo de mala e cuia pra Lisboa e dou entrada por lá e corro o risco do SEF pirar na batatinha e dizer que eu não posso dar entrada lá... e agora José?!


Ai que eu ainda morro de ansiedade!


* * no pé do ouvido: Lily Allen - 22 * *

1 Devaneios compartilhados:

pedro paixao disse...

se você quiser posso falar com o director do mestrado, ele é que faz a selecção dos candidatos e assim já fica tranquila nessa parte. gostei do blog:)

 
Powered by Blogger