Subscribe Twitter Facebook

domingo, maio 23, 2010

Burocracia 2

Eu por acaso já compartilhei o meu ódio pelos servidores de repartições públicas e como eles gostam de complicar as coisas para que você não precise dos serviços deles?

Não né?! Pois vou falar agora, encontrei 2 extremos essa semana...


Eis que eu preciso de um seguro de saúde para viajar, o bendito PB-4... já que não, meu dinheiro não nasce em árvore para fazer um particular e oi?! eu já contribuo pra previdência social e isso me sai de graça!

Pois bem, fui no Ministério da Saúde de manhã (pra quem é de João Pessoa, é ali minha gente, na lagoa em frente ao SESC) munida dos documentos que o site do consulado informava, sendo que: como eu não iria tirar como dependente, claro que eu não levei a certidão de nascimento (oi?! carteira de identidade?!) e como eu estou de licença médica há 4 meses, recebendo pela própria previdência, eu não tenho os últimos 4 contra-cheques, tenho apenas o comprovante que eu estou recebendo pela previdência.

Se na portaria lhe disserem para ir no 2º andar, a esquerda, 7º porta a direita... não vá, vá ao 2º andar, a esquerda, última porta a direita... é, até descobrir isso eu me perdi no 2º andar e tive que sair batendo de porta em porta porque as plaquinhas tinham siglas indecifráveis e olhe que eu subi pelas escadas (tudo bem que o meu joelho está bem melhor, mas elevador quebrado é #f*da).

A "bendita" funcionária que me atendeu (gentem que me dá agunia falar com gente muiiiito vesga (ou estrábica?!), tipo, quando o olho fica conversando com a orelha, por que eu nunca sei se estão realmente olhando para mim e eu fico lá me mechendo pra tentar ficar "reta" com a pessoa) era toda enrolada, mal sabia dizer os documentos... disse que sim, eu precisava da certidão de nascimento e, quando eu tentei argumentar dizendo que era só pra quem tirasse o documento como dependente, ela volta a fita e repete todos os documentos... ok, não tenho paciência para dialogar com esse tipo de gente... fora isso ela NÃO aceitou o documento da previdência para comprovar que eu contribuo para o INSS...

Bixa mizinguenta de uma figa!!!!!!!!!

Oras, raciocínio simples: eu trabalho com carteira assinada, todo mês me é descontada uma porrada pro INSS, estou de licença médica por causa da cirurgia e recebendo o auxílio-doença pelo PRÓPRIO INSS, agora me diga... como é que eu posso estar recebendo pela previdência social se eu não estou com as taxas do INSS em dia?! Juro que tentei explicar pra ela com o maior carinho, mas ela NÃO entendia... pra ela, se eu não tenho os últimos contra-cheques, eu não estou contribuindo... como eu vi que ela não ia entender era NUNCA, saí de lá e fui direto na previdência e um senhor muito gentil (o outro extremo) tentou me ajudar como pode, por que ele também não entendeu porque ela não aceitou... afinal, EU ESTAVA CERTA, era para aquela fiadamãe aceitar aquele documento! O senhor da previdência pegou todos os documentos que constavam com o meu nome na previdência e escreveu uma "cartinha", explicando a lei praquela fiadamãe!

Nisso já era meio-dia... depois do almoço fui logo no cartório tirar a segunda via da minha certidão (já que vou precisar para outro documento) e voltei lá na bendita vesga... eis que quando chego lá, ela diz que quem vai tirar o documento é outra pessoa... tipo, ela era a "reserva" no assunto... lá fui eu apresentar os documentos e, quando eu mostrei o documento da previdência, aquele primeiro mesmo, ela ACEITOUUUUU, não precisava do resto... e ela também não deu muita atenção a certidão de nascimento não, mas colocou junto no processo! Ai esperei uns minutinhos e pronto, já saí de lá com o documento!

A vesga fiadamãe me fez perder o maior tempo do mundo! Depois quando eu digo que não quero ser funcionária pública pra não ter que trabalhar com esse tipo de gente o povo duvida!

Ai que raiva!!!

Em "resumo", os documento necessários para tirar o PB-4 são:

- R.G.;
- CPF;
- Certidão de Nascimento;
- Comprovante de residência;
- Endereço de onde você vai ficar no estrangeiro (apenas o endereço, não precisa de documento);
- Os últimos 3 contra-cheques (se for ficar 3 meses) e os últimos 6 (se for ficar 1 ano), se você não contribue com o INSS, vá a previdência mais próxima e peça para pagar como autonomo, pois mesmo assim sai mais barato do que fazer um particular.




Xêro

..
*

1 Devaneios compartilhados:

pedro paixao disse...

Tambem tive uns problemas com a burocracia antes de vir para o brasiu!!Primeiro porque estava em lisboa morando e tinha de ir ao consulado do porto, porque tendo morada em coimbra pertencia á área de jurisdiçao do porto.depois já não bastava fazer 300km tive de ir la 3 vezes a primeira faltava o seguro de saude, a segunda com um seguro feito numa agencia de viagem feito para turista e pago 60 euros e não 300 ou 500 euros como todo o mundo faz e diziam que tinha de fazer, disseram que não era oficial e que não tinha carimbo, la tive de me impor e telefonar para a agencia, a tal de viagens para enviarem por fax para consolado com carimbo, depois tive de me ajoelhar e pedir ao senhor todo poderoso consûl, para me tratar o mais breve possivel do visto, pois queria passar o carnaval no brazil e faltavam 15 dias e em média é um mes para o visto chegar.depois a 3 vez quando fui buscar o visto passados 15 dias pediram-me o recibo que me tinham dado 15 dias antes para a troca do visto e eu a dizer que me tinha esquecido e eles a dizerem que não me podiam dar sem esse papel. ai tive de fazer um pequeno escândalo e blabla que tinha feito 300 km e era verdade e tinha a carteira de identidade e bla bla la consegui o desejado visto.pronto esta é a história da minha vida, espero que tenhas gostado:)boa sorte***

 
Powered by Blogger